{HALLOWEEN} Donnie Darko, de Richard Kelly (#7)

  • sexta-feira, outubro 21, 2016
  • By Aline Lanis
  • 7 Comments

Fazia um tempo que eu queria fazer um post sobre Donnie Darko (foi uma das primeiras coisas que me veio a cabeça quando criei o blog) mas por algum motivo eu nunca fiz. Mas cá estou eu agora, aproveitando o fim do mês de outubro e também o fato de que a treta toda dessa história tem ligação com o Halloween, pra falar sobre esse que é um dos melhores filmes existentes na minha opinião. O que quero fazer aqui é uma análise completa sobre o que diabos está acontecendo no filme.

Para isso,  vou usar como base o meu xodózinho da DarkSide Books ❤
O livro "The Donnie Darko Book" foi lançado originalmente em 2003 e esse ano a DarkSide lançou ele aqui no Brasil. Como eu só assisti ao filme esse ano, fiquei louquissíma quando fiquei sabendo. Eu terminei de ver o filme mais perdida que tudo (como todos, acredito eu) e sabia que se tivesse esse livro em mãos eu com certeza entenderia alguma coisa. Afinal, ele contém o roteiro completo do filme, entrevista com o roteirista/diretor e de quebra o maravilhoso livro da Vovó Morte! Se o Donnie entendeu toda sua jornada com o livro dela em mãos, eu ia entender também né?

Nem foi tão fácil assim. Eu na verdade tive que rever o filme mais algumas vezes, ler posts na internet, ver vídeos, ler esse livro mais algumas vezes. E ainda assim eu não tenho 100% de certeza que entendi MESMO. Mas pensando bem, esse que é o legal. A cada vez que você revê ou relê Donnie Darko você percebe coisas diferentes e acaba interpretando de forma diferente. O próprio Jake Gyllenhaal diz algo interessante sobre isso no prefácio:

"Mas, se você pensar a respeito, verá que ela chega ao ponto crucial de tudo aquilo que a princípio aceitamos como verdade: nossas próprias mentes, como elas se diferem uma das outras, e de como estamos todos à mercê de nossas próprias interpretações."

Sendo assim, deixo claro que você talvez interprete essa mesma teoria (que é "oficial" já que é sustentado pelo livro da Vovó Morte) de forma diferente. Ah, vale a pena lembrar que esse post VAI TER SPOILER sim. Então se você ainda não assistiu o filme, vá assistir e depois volte para ler beleza? Beleza. Então vamos lá.

Para começar a explicar Donnie Darko você precisa estar familiarizado com alguns conceitos.

UP: Universo Primário — o universo real, onde todos nós vivemos
UT: Universo Tangente — universo paralelo com o UP, onde ocorre quase todo o filme
QD: Quarta Dimensão — basicamente o espaço/tempo
FVT: A Filosofia da Viagem no Tempo — livro escrito pela Roberta Sparrow aka Vovó Morte 

O UT surge quando o tecido da Quarta dimensão se corrompe — o que é bem raro — porém esse novo universo é altamente instável e só se sustentará por apenas algumas semanas (28 dias, 06 horas, 42 minutos e 12 segundos). Depois desse tempo ele vai entrar em colapso e formará um buraco negro dentro do UP capaz de destruir toda a existência. O primeiro sinal de que um UT ocorreu é a existência de um ARTEFATO, que são formados de metais — no nosso caso, é a turbina.  

Para que o Artefato consiga voltar para o UP é preciso de alguém que o guie. A pessoa responsável por isso é o RECEPTOR VIVENTE (Donnie) que é abençoado com poderes que o ajudem a realizar sua tarefa (aumento de força, telecinética, controle da mente e habilidade de conjurar fogo e água).  

Tá, mas aí você me pergunta: "Por que o UT é tão instável? Por que é preciso levar o ARTEFATO até o UP? Por que Donnie é escolhido para essa tarefa? " Vamos entender exatamente o que tá acontecendo.

O FVT não nos diz como os ARTEFATOS ocorrem mas seguindo a lógica, quando a QD se corrompeu, isso deve ter acontecido em cima da casa de Donnie onde também estava passando um avião. Por causa da força da quebra da QD, a turbina se soltou e caiu nesse "buraco" que estava ligando o UP com o UT que surgiu naquele momento. E é por isso que a turbina cai em cima do quarto de Donnie. Como o UT nada mais é do que uma "cópia" do UP isso quer dizer que no UT aquela turbina também existe, mas está grudadinha no seu avião já que ele nunca decolou naquela realidade. E é por isso que esse universo fica tão instável, pois aquela turbina não deveria existir ali. E é por isso que ela deve ser levada de volta para casa.

Agora, por que Donnie é o RECEPTOR? O livro da Vovó Morte diz que não se sabe como e por que um Receptor é escolhido, dando a entender que a escolha é aleatória, mas no meu ponto de vista, a pessoa escolhida é alguém que tem uma certa "facilidade" de aceitar o desconhecido. Já que coisas loucas acontecem com o RECEPTOR. No filme ficamos sabendo que Vovó Morte era uma freira que de uma hora pra outra mudou completamente sua vida, escreveu o FVT e foi dar aula de ciências. Mas pensa, de onde ela tirou as informações de seu livro?

Ela poderia ter sido receptora de um outro acontecimento e depois de sua jornada ter lembrado de algumas coisas e escrito aquele livro para ajudar algum próximo receptor. Então, sendo uma religiosa ela poderia muito bem aceitar melhor toda a loucura, as visões e tudo o mais de um receptor por talvez ver aquilo como uma obra divina. Já Donnie tem problemas psiquiátricos, ele poderia já estar acostumado a ver coisas e tudo o mais.

Voltando, Donnie não guia o ARTEFATO sozinho. Nesse novo universo, todos estão em perigo, e por isso existe os VIVENTES MANIPULADOS e os MORTOS MANIPULADOS. Os VIVENTES são as pessoas próximas do RECEPTOR — professores, pais, irmãs, colegas de escola, etc — que afim de auxiliar este na devolução do ARTEFATO, se comportam de forma irracional, bizarra e as vezes até violenta. Já os MORTOS são as pessoas que morrem no UT — Frank e Gretchen — e esses são até mais poderosos que o próprio RECEPTOR.

O papel dos MORTOS MANIPULADOS é manipular o RECEPTOR usando a Edificação da Quarta Dimensão (aquela geléia que sai da barriga das pessoas). A Edificação da Quarta Dimensão nada mais é que os passos que as pessoas vão seguir. Suas ações são determinadas, pelo que se pode entender, pelo Frank. Isso explica o motivo dos VIVENTES agirem de forma tão estranha e as vezes bizarra. Eles não tem escolha.  

Outra coisa que os MORTOS fazem é criar Armadilhas de Garantia contra o pobre RECEPTOR que é deixado sem escolha e é forçado a usar seu Poder da Quarta Dimensão para devolver o Artefato de volta para o UP antes que o buraco negro se colapse e destrua tudo.

Depois que o ARTEFATO é devolvido para o UP, muitos dos manipulados não se lembrarão de suas experiências. Os que lembram de sua jornada são frequentemente assombrados e tomados por um profundo remorso pelos seus atos que vem pelos seus sonhos.


UAU! Que loucura né não?  
Eu amo o tema viagem no tempo então pra mim é uma loucura delicinha. Não sei se você, leitor, conseguiu ir ligando a explicação com os acontecimentos do filme. Se não, assista novamente o filme que com certeza vai conseguir ligar os pontinhos. Se você conseguiu ligar os pontos lendo, assista novamente também. Com certeza você vai acabar notando coisas que eu não notei. Ou ainda interpretar certas coisas de forma diferente.  

Como já foi comentado aqui nesse post, é tudo sobre interpretação. Mesmo seguindo a teoria "oficial" eu já senti MUUUUITAS diferenças de outras teorias oficiais que eu li antes de fazer meu próprio post. Então, não levem o meu post ou outro post sobre como verdade por que sua interpretação pode ser diferente, e isso que é o legal desse filme.

Uma coisa que eu normalmente não vejo pessoal falar é sobre o próprio Donnie durante o filme. Eu noto que conforme a história vai passando e ele vai entendendo o que está acontecendo/o que vai lhe acontecer, que ele vai ficando desanimado, triste e com medo. E isso entra numa questão importante que eu também nunca vi ninguém falar sobre. O que a Gretchen faz nisso tudo?

Ela é um morto manipulado mas, ao contrário de todos os outros manipulados, não fica claro seu papel. Beleza, os manipulados que aparecem não são os únicos então não sabemos o papel de vários. Mas ela é muito importante na história, é estranho que seu papel não seja mostrado. Todas as ações dos manipulados são como pontos de um crochê, as ações vão se entrelaçando entre si para que no fim possa ter um tapete.  

Para mim, o ponto que a Gretchen é responsável é o amor. Ao meu ver, seu papel principal é conhecer Donnie e se apaixonarem. Ao se apaixonar, Donnie coloca Gretchen antes de si mesmo o que teoricamente faria ele se sacrificar por causa dela. Mas só isso não é o suficiente. Para que Donnie realmente complete sua missão é preciso da Armadilha de Segurança, comentada ali em cima. O amor de Gretchen é parte dessa Armadilha e Frank completa matando a garota. Deixando Donnie desolado e sem saída a não ser guiar o artefato para seu lugar de origem.  

Ao meu ver, Donnie Darko não é apenas sobre viagem no tempo mas também sobre a natureza tentando de todas as formas que ela pode voltar ao normal para não ser destruída. É uma história de sobrevivência.

Então é isso coelhinhos, vocês concordam com toda essa minha interpretação dos fatos loucos?
Tentei explicar de forma mais clara e rápida possível para não ficar um texto tão gigante e cansativo. Espero que eu tenha dado uma luz para vocês! :D 


Título Original: The Donnie Darko Book
Editora: Dark Side Books
Páginas: 239
Tradução: Antônio Tibau
COMPRAR
O que achei?
não me cativou | okay | legal | me cativou | amei demais | alma gêmea | ONDE ESSE LIVRO TAVA SE ESCONDENDO?

You Might Also Like

7 comentários

  1. Oi Aline, Adorei a forma como você explicou, fui lembrando de cada parte do filme. Eu ainda não li o livro, mas quero muito ler. Vou ver se vejo o filme outra vez <3
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carine! Fico feliz que tenha gostado e conseguido seguir o raciocínio lembrando!

      Beijos <3

      Eliminar
  2. Olá! Adorei o seu post! Amo MUITO Donnie! <3 A teoria de Donnie Darko é bem confusa, mas é tudo tão bom! Sou louca pelo livro, mas ainda não tenho :/
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, é uma loucura total! Mas isso que deixa mais interessante, você tentar decifrar cada pedacinho.

      Fico feliz que tenha gostado do post! Beijos!

      Eliminar
  3. Essa Edição da Darkside está maravilhosa e também fiquei doida para ler esse livro! Acho que todo fã deve ter essa obra na estante. Ela completa tão bem o filme! Eu entendi a sua explicação e concordo com ela, depois de assistirmos ao filme (eu e meu namorado) discutimos bastante e chegamos a essa mesma conclusão. O livro me deu mais clareza e certeza sobre essa interpretação, mas acho Donnie Darko uma obra bem aberta, então com certeza há muitas outras teorias por ai! Ótimo post! Beijos!

    Colorindo Nuvens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo, todo fã do filme deveria ter esse livro, ele abre mais portas pra interpretação dos fatos acontecidos na história.
      Donnie Darko é realmente uma obra bem aberta... na verdade todas as histórias são assim. Nenhuma interpretação é igual a outra.

      Obrigada, beijos!

      Eliminar