{LIVROS EM AÇÃO} O Lado Bom da Vida

by - sábado, março 11, 2017


Olá pessoal! Sabadão é um ótimo dia pra que? Ver filme, claro!
E como comentei no último post sobre o livro "O Lado Bom da Vida", eu tava pensando em fazer um post dedicado a sua adaptação para o cinema e cá estou eu. Faz um tempo que não faço isso, mas já vão se acostumando que vai rolar bastante!

A adaptação do livro do Matthew Quick estreou nos Estados Unidos em 2012 (e aqui no Brasil só um ano depois!) e teve diversas indicações em várias premiações incluindo Oscar, BAFTA e Globo de Ouro.


Título Original: Silver Linings Playbook
Gênero: Comédia Dramática 
Direção: David O. Russell 
Duração: 122 minutos 
País: Estados Unidos 
Ano: 2012

É preciso deixar registrado que eu ainda não sei bem se eu gostei ou não do filme. Apesar de já ter assistido ele, bem antes de ler o livro pela primeira vez, quando eu revi depois da minha releitura eu fiquei mais confusa ainda.

Isso porque o filme muda completamente a história de Pat, e isso inclui até seu sobrenome que de People passa para Solatano. Tá, eu sei que é uma adaptação mas são mudanças muito radicais. Vendo o filme como um todo, ignorando o fato que é baseado em um livro, ele é sim um filme excelente. Isso sem falar da atuação impecável de Jennifer no papel de Tiffany.


Mas, como alguém que tinha acabado de ler o livro ficou bem difícil de ver sem fazer comparações.

Começando pelo fato principal da história toda: o motivo de Pat agir do jeito que age em toda a história. No livro, ele dedica-se totalmente a se mudar para tornar-se uma pessoa melhor para que quando o "tempo separado" de sua mulher Nikki acabar, ele possa ser um marido melhor, já que ele mesmo sabe que era um péssimo marido. E aí que entra também o motivo de existir um "tempo separado".

No livro, ele não faz a mínima ideia do que aconteceu, existe um branco em sua mente, e por conta disso ele tem esperanças de que vai voltar para sua mulher. No filme ele já sabe o que aconteceu, o que me surpreendeu já que eu não lembrava das mudanças. E essa mudança me incomoda muito pois, se ele sabe o que fez, toda a história de "mudar pra ser um marido melhor" só faz dele um tapado.


Outra mudança drástica foi a do pai de Pat que de uma pessoa horrível que nem fala com o próprio filho e vive de mau humor passou para um pai com superstições e apostador que implora por atenção e é louco pra passar um tempo com o filho mentalmente perturbado.

E todo o plano de Tiffany de ser um elo entre Pat e Nikki? No livro Tiffany cria todo um plano muito bem elaborado, escreve um carta explicando tudo nos mínimos detalhes, incluindo o que quer como "pagamento" quando no filme ela simplesmente joga na cara do Pat a possibilidade de ser um elo e depois faz um drama "porque não vai ganhar nada em troca".


O que me incomoda nisso tudo é que eu não entendo o motivo de tantas mudanças. Não acho que tinha necessidade... eu simplesmente não entendo.

Mas, apesar de ter sido um post negativo e cheio de comparações com o livro, eu não deixo de recomendar o filme. Como disse antes, ele é ótimo sim! Mas na minha opinião, ele seria muito melhor se tivesse sido mais fiel ao livro.




You May Also Like

19 comentários

  1. Eu AMO este livro. Mas comecei a assistir o filme e logo no inicio tive que parar, pois estava me sentindo muito mal vendo o filme. Até hoje tento dá uma chance ao filme, mas num vai. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, acho que nem tá perdendo mta coisa não hein hahaha

      mas não se força não, isso normalmente é ruim

      Eliminar
  2. Olá Aline.

    Eu amo esse filme, eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Mas é sempre assim, os filmes sempre muda quase tudo dos livros. Mas eu sou apaixonada pelo autor que faz o Pat. Amei o posr. 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah, normalmente eles mudam poucas coisas... no caso eles mudaram totalmente! hahahaha isso que não gosto, faz uma história diferente sabe?

      obrigada!

      Eliminar
  3. Acredita que não gostei desse filme?
    Estava doida para ler o livro, mas na época em que vi, nao gostei. Todo mundo fala que é uma boa história, então quero dar uma nova chance 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sou tão fã do filme... é tipo uma relação e amor e odio hahahah

      vi pela primeira vez pq a Jennifer tava no filme mesmo hahaha

      Eliminar

  4. Aline lindaaaa ♥♥♥
    Eu já ouvi tanta coisa boa a respeito desse livro, mas não sabia que o filme mudava tanto :/ que chato, é muito ruim quando a diferença é muito grande.
    Acho que se eu for assistir vai ser antes de ler o livro :)
    ótima semana
    bjo

    Tati C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso aí! hahahhaa

      eu sempre tento ler antes, pra degustar a história original.

      bjss

      Eliminar
  5. Os filmes nunca são como os livros e isso as vezes me irrita porque não entendo qual a dificuldade dos diretores, roteirista ou sei lá quem é o responsável, de serem fiéis aos livros. Mas enfim, eu li e assisti o filme, apesar das diferenças gostei muito dos dois haha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahahaha

      tbm não sei qual a dificuldade! ainda mais quando a história é algo mais simples e seria totalmente viável fazer igual sabe? haha

      Eliminar
  6. Olá!
    Cheguei a ler o livro e vi ao filme, mas vou confessar que não lembro quase nada dos dois. Lembro de não ter curtido nem um, nem o outro, hahah. Acho que quando vi/li não estava em uma fase muito boa para livros que não fossem clichês fofinhos.
    Adorei o blog. Seguindo!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HAHAHAHA

      Livros tem essa coisa né? Você precisa estar num certo momento pra conseguir ler eles, acho isso incrivel.

      Obrigada e bem vinda! <3

      Eliminar
  7. Eu li o livro e assisti ao filme.... Mas não nessa ordem... Na verdade eu assisti ao filme... Achei ele bem blé e clichezão.. Fora que odiei o pai dele... Depois, ganhei o livro e claro, eu não deixaria de ler, apesar de estar sem, a menor vontade, por já conhecer a história, e eis que surgiu minha surpresa, a história era praticamente outra rzs.... E pra ser sincera, não gostei do livro tb... Mas acho que foi por ser esse tipo de romance que não me atrai.... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HAHAHAHHA
      ALTAS LOUCURAS para no fim não gostar também...acontece!

      Eliminar
  8. Esse livro foi um divisor de águas pra mim, ele que me fez me apaixonar por leitura. Li o livro assim que saiu e vi o filme quando estreou também e tive as mesmas frustrações que você hahaha Mas não deixo de gostar de ambos, acabo considerando duas obras independentes. Enfim né, cinema tem dessas. Amei o post <3

    www.publicandoblog.com

    ResponderEliminar
  9. Ameeiii esse filme e queria muito ler o livro, porém com minha falta de tempo e as doutrinas que ja leio na faculdade fica meio difícil. Eu amei a história e acho que ilustra bem os problemas atuais. Pelo que ouvi falar o livro não tem mesmo as mesmas coisas do filme mas por ser baseado acredito até ser aceitável. :)

    O Mundo de Eulália

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou meio chata com adaptações, acho que não tinha necessidade. MAs paciência né hahahah

      Eliminar
  10. É o que eu SEMPRE digo sobre a maioria de adaptações "é que eu não entendo o motivo de tantas mudanças. Não acho que tinha necessidade... eu simplesmente não entendo."
    POR QUE BRASILLL, eu acho que eles não queriam se incomodar em fazer um roteiro mais elaborado, porque pra explicar a ideia do livro no filme ia demandar um pouco mais de criatividade.
    Fiquei até desanimada pra ver o filme. Mas muita gente gostou, então deve ser daquele tipo de filme que é bom se você não ficar comparando com o livro (o que é dificil pra mim ahhahah)
    Beijosss

    ResponderEliminar