Por que Indiana, João?, de Danilo Leonardi (#21)

by - quarta-feira, março 01, 2017

Autor: Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
Páginas: 206
COMPRAR

O que achei?
não me cativou | okay | legal | me cativou | amei demais | alma gêmea | ONDE ESSE LIVRO TAVA SE ESCONDENDO?


E cá estou eu pra falar de mais um livro escrito por outro youtuber que eu gosto muito: Danilo Leonardi!! 💛
Li esse livro faz uns dois anos e resolvi reler porque:
1- ele é um dos meus xodózinhos
2- aproveitando a vibe do lançamento da série "13 reasons why" que é baseado em um livro (que eu amo com todas as minhas forças), resolvi fazer esse mês dedicado a esse assunto. Bullying e problemas psicológicos.

Então vamos lá?

O livro é narrado em primeira pessoa por João, ele é um garoto de 15 anos que sofre bullying constante de Guilherme e seus amigos, simplesmente por ser diferente. Ele é apaixonado por uma garota e tem apenas um amigo, o Daniel, que era popular em sua antiga escola, o que o faz ser totalmente indignado com a sua situação e a de João. 


Um dia, depois do Guilherme saber que João tentou chamar sua namorada pra sair, João revida um ataque no meio da sala de aula e Daniel filma o acontecido. Logo depois o vídeo é postado no canal que os garotos tinham (mas que só João usava) o que muda completamente a vida de João. 
De repente ele se vê popular, sendo chamado para entrevistas, conhecendo mais pessoas que também sofrem bullying. É emocionante, mas com tudo isso coisas acabam vindo a tona. 
É bom deixar bem claro na cabeça quando você lê esse livro que João é apenas um garoto de 15 anos. Sendo assim, é tudo demais pra ele. Não que o bullying não fosse nada, eu respeito muito o João porque o que ele passa é terrível. Eu mesma já sofri bullying, mas o que acontece com ele está em outro patamar. Eu não sei se eu conseguiria ser forte como ele é.

"Por que Indiana, João?" é uma clássica história sobre consequências e o que podemos aprender com nossos erros. Conforme a história vai se desenvolvendo, vemos muitos das personagens crescendo com a situação que começou com o João. E isso inclui adultos também. O que é bem bonito de se ver.
Esse livro me tocou de uma forma que nem sei dizer. 
Há uma cena, em que o João fala para seu professor que alguém colou seu caderno na mesa, e o professor diz que não pode fazer nada já que não viu quem tinha feito aquilo. E isso me fez lembrar de uma cena praticamente idêntica de quando eu tinha uns 12 anos e fui relatar pra diretora da minha escola que uma colega me xingava e puxava meu cabelo no corredor. E ela disse exatamente a mesma frase.
Esse é um livro simples, mas eu o acho poderoso. Nunca é demais quando o assunto é bullying. É algo real que acontece em todos os cantos e precisamos saber sobre e prestar atenção nas nossas crianças, pois muitas vezes a vítima não fala. E mesmo quando fala, talvez não diretamente, muitos adultos ignoram. E isso é perigoso.
Eu espero que esse livro, ao ser lido, seja mais um passo em direção a maturidade desse assunto. Eu recomendo a leitura dele 💛


Eu não sei se você conhece o Danilo, mas se não... vá conhecer! Melhor pessoa, sério. Eu amo ele.
Ele é o criador do Cabine Literária e tem um canal divertidíssimo que adoooooro!



É isso pessoal, eu tentei expor um pouco sobre meu xodó mas acho que não ficou lá essas coisas, mas o importante é que tentei.. acho. Beijinhos

You May Also Like

22 comentários

  1. Meu único problema com livros de youtubers ou blogueiros é justamente a temática clichê, sabe? Mas este em específico me parece diferente e bem bacana. Você já leu Azeitona? É também de um influenciador e é incrível ♥ Voltando ao livro, acho interessante que a temática seja sobre um assunto tão forte e, ao mesmo tempo, tão presente na nossa vida. Pelo que você citou, me deixou curiosa e com vontade de conhecer a história, acho que vou dar uma chance.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu problema com livros de youtubers é quando é tipo uma biografia. Acho mto nada a ver, agr quando é ficção eu não tenho nada contra. Tô morrendo de vontade de ler Azeitona!

      Eliminar
  2. Que blog mais fofinho, tô apaixonada, sério hahha <3
    Ah, esse livro trás uma temática bastante interessante, também já sofri bullying na escola me identifiquei com o João, vou adorar ler esse livro, já entrou na minha lista de leitura <3
    https://entrenospicio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awn, obrigada! <3
      Espero que goste da leitura!

      Eliminar
  3. adorei a capa, a resenha.... essas letras da capa e contra capa sao linddas... remetem a livros para adolescentes <3 com certeza vou ler ele logo, apesar da lista de livros nao parar de crescer kkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahaha te entendo perfeitamente! Minha ta sempre crescendo

      Eliminar
  4. Foi o único livro de youtuber que despertou meu interesse, a maioria dos livros que eles fazem são tão bobos e, pra mim, perda de tempo. Mas, parece ser muito interessante, ainda mais por tratar de um tema como esse.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, esse foi o primeiro livro de youtuber que me interessou também e me chamou a atenção pelo tema tbm

      bjs

      Eliminar
  5. Eu quero MUITO ler esse livro ♥♥
    Fiquei com o pé atrás com o autor por causa de um vídeo que ele fez. Adoro o Cabine, mas não gostei da forma (grossa) dele em um dos vídeos. Mas, é claro, eu sei que a obra não é sobre isso, então terei que dar uma chance a ela <33

    Arrasou no post, Lanis ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahaha sério? nunca achei ele grosso.
      que bom que isso não fez vc nao querer ler o livro, pq é massa.

      Obrigada Fla!

      Eliminar
  6. O único problema dos livros dos youtubers/blogueiros é ter um tema mt clichê, como disse a Kelly acima. Eu não gosto de livros assim clichê, gosto de livros que tenham um tema legal, que cada vez que lemos, se aprofundamos mais ainda e se interessamos mais pelo conteúdo/livro♥ Mas sobre esse livro, me interessei bastante, apesar de ser sobre bullying e problemas psicológicos, afinal, quase todo mundo já passou por isso, então, parece ser um tema legal. Gostei, inclui ele na minha lista.
    Beijinhos, http://pensamentosvoados.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ótimo que se interessou pelo livro. Eu até gosto de temas clichês, mas tem que ter aquele diferencial sabe?

      beijos

      Eliminar
  7. Bullying é um assunto difícil.
    É algo que precisa ser falado, o tempo todo. Apesar de muita gente falar que é mimim não é. É coisa séria.
    É bom ver um youtuber fazendo um livro sobre isso, já que creio que o principal público dos youtubers sejam pré-adolescentes.
    Apesar de ser de dois anos atrás, ainda é um tema muito atual (espero que logo deixe de ser), e que merece sim ser divulgado sempre.

    Beijos,
    http://nitente.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem sério. Eu lembro como foi até hoje, na época em que ninguém levou a serio. É difícil.
      Também achei ótimo um livro sobre isso de um youtuber. Também espero!

      Eliminar
  8. Faz um tempão que ejo resenhas desse livro, a sinopse sempre me interessou, mas sempre esquecia dele quando tinha grana pra comprar livro hahaha vou colocar na minha listinha de desejados no skoob pra comprar de uma vez por todas haha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahaha
      isso acontece muito comigo! esquecer o que quer quando ta com grana, é foda pq sempre acbo comprando um que nao queria tanto hahaha

      Eliminar
  9. A capa é maravilhosa e eu me encantei pelo o livro assim que olhei para ela ! Quero muito conhecer mais do que aconteceu com o João e como foi para ele toda essa popolaridade que veio do nada. Ótima resenha

    ResponderEliminar
  10. Olá! Tudo bem? Há certos assuntos que sempre são difíceis de serem abordados, ainda mais em livros de youtubers. Confesso que até ler os livros da Bruna Vieira e da Evelyn Regly não era muito fã, mas aí mudei minha forma de ver. Acredito que devemos dar nossa opinião somente após conhecer a história. Eu já sofri bullyng em alguns ambientes e é bem difícil falar sobre isso ainda hoje, as vezes gosto somente de deixar no passado. Beijos, Érika ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tudo sim!
      "Acredito que devemos dar nossa opinião somente após conhecer a história."
      Super concordo, tanto que tento sempre expor minha opinião de forma que não influencie tanto a pessoa a não ler, entende? Você precisa ler pra saber se vai gostar ou nao.

      Beijos.

      Eliminar
  11. Vamos começar pela capa, que sendo amarela já tem 70% de chances de eu comprar hahahhah a história parece bem interessante. Eu li o livro da Jout Jout e curti bastante, é realmente uma nova forma de leitura; é bem diferenciada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprou o da Jout Jout pelo amarelo? hahahaha
      Eu quero ler o livro dela, mas não comprei ele ainda...

      Eliminar