{A LOKA DAS SÉRIES} Thirteen Reasons Why

by - sábado, abril 15, 2017


Eu estou numa grande crise existencial... ao mesmo tempo que estou ótima, eu também estou péssima e tudo isso graças a nova série da Netflix, baseada no livro da última resenha que você pode ler aqui, "Thirteen Reasons Why".

Desde a época em que li o livro pela primeira vez, já havia boatos de que haveria uma adaptação do livro em que Selena Gomez interpretaria a Hannah. Mas o projeto nunca saia do papel, até que chegou um momento em que eu simplesmente desisti que isso um dia aconteceria. E estava tudo bem porque o livro já era suficiente para mim. Tudo isso mudou esse ano, quando a Netflix divulgou a data de estreia e um teaser da série. Vale lembrar que eu não sabia de absolutamente nada sobre a adaptação, e talvez tenha sido bom porque assim eu fui pega de surpresa já perto do dia de estreia e não tive tempo de pensar negativamente sobre como seria.

A série, que tem como produtora executiva a Selena Gomez, contém 13 episódios onde cada um é focado em uma das razões que levou Hannah Baker, nossa protagonista, ao suicídio. O co-protagonista é Clay Jensen, colega de escola e trabalho e que tinha uma paixão por Hannah, ele recebe as fitas em sua casa e desde o primeiro momento se vê em estado de desespero pois segundo Hannah, se ele recebeu as fitas é porque ele é um dos porquês dela. 

Eu poderia vir aqui e fazer um texto gigante sobre as diferenças do livro e da série, de verdade, há muitas diferenças mas isso não incomoda de jeito nenhum se você já leu o livro. Como eu disse para alguns amigos meus, eles conseguiram criar toda uma história nova e mesmo assim permanecer extremamente fiel a original. Mas o que quero fazer aqui é refletir sobre os temas tão importantes abordados na trama assim como debater um pouco sobre o que eu andei lendo por aí desde que a série foi lançada.

"Thirteen Reasons Why" aborda temas pesados e que não são debatidos tão abertamente ou seriamente como deviam. Temas como bullying, depressão, suicídio, machismo e violência sexual que são todos abraçados por uma premissa que chega a chocar num primeiro momento: uma garota tira a própria vida deixando para trás fitas em que são narradas os fatos que a levaram aquele ponto final. Sabemos desde o início que a personagem está morta então tentar ver essa série como uma forma de passar esperança é difícil sendo que quem nos conta sua história é a própria Hannah e infelizmente para ela, não houve esperanças e por isso ela chegou aonde chegou.


Vi várias pessoas falando sobre a série e dizendo o quão perigosa pela abordagem que ela tem. Vi pessoas querendo encontrar esperança ou ou um visão totalmente diferente. E me desculpe mas se você decidiu ver essa série com alguma expectativa de encontrar algo assim, você devia ter pesquisado mais antes. Em nenhum momento a história pretende fazer isso. E eu concordo que até certo ponto ela pode ser perigosa sim, sem dúvidas a série possui diversos gatilhos pra quem já sofreu algo que aparece na trama ou que não esteja saudável mentalmente. Mas a questão é que a série não é para essas pessoas.

A série é para aquelas pessoas que não acreditam que depressão seja uma doença, ou que achem que suicídio é frescura ou uma forma de chamar a atenção, ou ainda que achem que bullying é brincadeira e que abuso não é nada. A série está aí para nos alertar dos perigos de não levar a sério a dor do próximo, de ignorarmos o que está bem na nossa frente. Seu objetivo maior é abrir portas para a discussão sobre esses assuntos tão importantes. O que começou ótimo e me deixou muito feliz, até ver pessoas atacando a série.

Eu andei vendo toda uma preocupação em massa sobre como a série poderia piorar a situação de pessoas que já não estavam bem, ou ainda levá-las ao suicídio. Vi críticas boas mas também vi críticas que não tinham uma argumentação tão boa assim. Precisamos parar de tentar colocar toda a responsabilidade em obras que no fim não conseguem passar do que ela são: entretenimento. Thirteen Reasons Why não é um super herói ou um profissional que está ali pra ajudar essas pessoas que não estão bem. Como eu disse antes, a série não é para essas pessoas.

Infelizmente, suicídios vão continuar acontecendo com ou sem a "influência" da série. A série é sim pessimista, a única esperança que existe ali são para os vivos. Esperança de que depois da tragédia, talvez tudo mude. Mas ainda sim, parece que nada sai do lugar. Mas o que nós devemos pensar mesmo é o porque dessas pessoas estarem buscando ajuda em séries e filmes com essa abordagem. Talvez nós não estejamos fazendo nossa parte no fim das contas.

E é por isso que a série é tão importante.
Ela nos possibilitou essa brecha para falarmos sobre, de forma objetiva e clara. Sem romantizar como tantas obras por aí já fizeram.

A série não é sobre superação.
É sobre suicídio, é para incomodar.


A SÉRIE É CHEIA DE GATILHOS, SE VOCÊ ESTÁ PASSANDO POR ALGO QUE APAREÇA NA SÉRIE POR FAVOR, NÃO ASSISTA. NÃO SE FORCE SÓ PORQUE TODOS ESTÃO VENDO E SÓ PORQUE TE FALARAM QUE É BOM.

You May Also Like

5 comentários

  1. Eu concordo com o que você disse até porque eu mesma falei algo parecido no meu blog. Acho que 13RW é útil sim e que já está ajudando muitas pessoas a verem que a vida é algo precioso e pra isso todos nós temos que ajudar quem está passado por algo difícil. Ninguém precisa passar por nada sozinho.

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Ainda não vi a série e nem li o livro. Assim que der irei fazer os dois. Gosto da temática e acho que é um tema que deve ser muito falado ainda.😙

    ResponderEliminar
  3. Eu PRECISO ver essa série!!!!!!!
    Amei o livro e estou doida para assistir desde que ela foi confirmada. O problema é que perdi a coragem depois de todo mundo ter falado que chorou horrores (e porque estou realmente sem tempo :() hahah.
    Realmente, é uma série muito forte, mas necessária. O livro, pelo menos, é necessário. Como você diz, é "para incomodar". Para entendermos que bullying não é brincadeira e que coisas sérias começam assim.

    Ótimo texto ♥

    Beijos,
    Flá Bergamin
    http://voceetaolivro.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Menina quando li o livro eu li ele no escuro nunca tinha ouvido falar sobre ele e nem li nenhuma resenha sobre mminha amiga só falou "pega lê logo que eu acho que você vai gostar" mal sabia eu que iria chorar muito e esse ano só vim saber da série quando já estava pra ser estreada e ainda estou assistindo, por que ela é bastante forte é uma série feita pra incomodar pra cutucar a ferida de muita gente que acha que depressão é frescura ou que suicídio é frescura, é uma série ótima eu amei o modo que eles abordam cada assunto e sim você tirou as palavras da minha boca com esse texto eu amei <3

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo com tudo o que tu disse. Eu li o livro logo que foi lançado e embora exista diferenças eu não fiquei triste como em outros livros. Até penso que ficou melhor pelo formato da série. Sim a série tem gatilhos, mas o objetivo da série era pra conscientizar os porquês. Não vou fazer um textão nesse comentário hahahhaha Adorei o post do fundo do meu coração <3
    Ótimo blog :)
    Beijos!
    http://kah-locatelli.blogspot.com/

    ResponderEliminar