A Revolução dos Bichos, de George Orwell (#31)

by - quarta-feira, maio 17, 2017




Cá estamos nós pra falar sobre um livro importantíssimo. Mesmo super curiosa eu até fiquei com receio de lê-lo, tanto que eu deixei ele abandonadinho na estante mesmo com o plano de ler logo que ele tivesse chegado. Mas, assim como todos os outros livros que estão guardados, sua vez de ser lido chegou. 

Título Original: Animal Farm - A Fairy Story
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 147
Tradução: Heitor Aquino Ferreira

O que achei?
não me cativou | okay | legal | me cativou | amei demais | alma gêmea | ONDE ESSE LIVRO TAVA SE ESCONDENDO?

Fiquei chateada que eu acabei não gostando o tanto que eu achei que gostaria do livro. Mas isso pode ter acontecido diversos fatores além do livro em si, como problemas e estresse que ando enfrentando agora. A questão é que por ter personagens que são animais, eu acabei lendo com o pensamento que não seria tão forte o impacto da mensagem. Mas acabou sendo pesado do mesmo jeito, talvez até mais.

"A Revolução dos Bichos" narra a história de um grupo de animais de uma granja que cansados de tanta exploração dos humanos resolvem se revoltar para expulsá-los e comandarem sozinhos a granja. Isso tudo tem início com Major, um porco já velho que passa para os outros animais toda essa ideia.

Após a morte de Major, os animais criam um plano e conseguem o que querem. Nessa nova forma de viver cada animal tem seu papel e todos ajudam pelo de todos. E são os porcos ficam encarregados da parte intelectual, o que faz com que eles fiquem na liderança rapidinho.

Publicado em 1945, o livro nada mais é do que uma sátira em forma de fábula sobre o que acontecia na época. George Orwell escreve desde a revolução russa e stanilismo e olhando mais atentamente é possível notar quem é quem na fábula.

Mas apesar disso, não é necessário saber de cor e salteado sobre o que rolava naqueles anos. Eu mesma li sem saber exatamente (sempre fui péssima em história), e isso não atrapalhou nada a minha experiência lendo "A Revolução dos Bichos". Isso porque ela pode ser relacionada com outros assuntos como por exemplo, a ganância e a tirania.

Conforme a história de desenrola, os porcos vão oprimindo cada vez mais os outros animais e se tornando talvez até piores do que os humanos. E não é nada difícil ver isso acontecer na nossa realidade. E isso com qualquer assunto.

Parece que o que a gente mais vê por aí são pessoas que depois de conquistar certo poder, perdem sua "essência" de antes e mudam completamente. Lidar com poder é difícil, por mais que eu tente negar, eu acredito que nós somos predispostos a ser desse jeito e é por isso que eu sempre bato na tecla que precisamos nos vigiar constantemente para sermos pessoas boas.

Abuso de poder está em todos os cantos: políticos, policias, professores... pais.
Estamos sempre numa grande Pirâmide dos Gritos e sempre há alguém gritando citando uma das loucuras do Barney Stinson porque no fim, tem muita lógica e se esquecendo que no fim somos todos humanos e teoricamente, iguais. Mas infelizmente, há quem acredite que alguns são mais iguais do que outros.

O poder é complicado.

You May Also Like

1 comentários

  1. Oi Aline!
    Lembro que li esse livro há muito tempo,na época de escola.
    De fato ele tem muitos elementos relacionados a Revolução Russa e muita relação inclusive com os dias de hoje.Essa relação é o mais interessante nos livros do Orwell.Já leu 1984?Super recomendo,vai ver como a história é mais atual do que a gente imagina!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar