03/05/2017

O Maravilhoso Agora, de Tim Tharp (#30)


E alguns anos atrás estava eu totalmente fissurada com o filme Divergente, louca pra ler o livro que foi inspirado e ver tudo que os atores tinham feito além daquele filme e eis que encontro "O Maravilhoso Agora". Me apaixonei logo de cara pela história e fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Demorou, mas eu finalmente li.

E apesar de ter lido várias resenhas falando mal do final, o que me fez ficar com medo de odiar o livro, no fim eu amei.

"O Maravilhoso Agora" nos conta a história de Sutter, ou Sutterman, um garoto com seus 17 anos que é considerado O cara, rei das festas que todos adoram. Ele não pensa no futuro e vive só para aproveitar o agora.

Apesar de ser imprudente e ter problemas com bebida (mesmo não admitindo), Sutterman é sim O cara, mas não pelos motivos que todos acham. Ele é aquele tipo de pessoa que ajuda o próximo sem esperar nada em troca, ele o faz porque é o certo a se fazer.

O grande acontecimento do livro é Aimee, uma colega de escola de Sutter. Ao conhecê-la e ver que ela é passiva e controlada pelos desejos dos outros, ele decide ajudá-la a se impor e fazer suas próprias vontades. Mas o que era pra ser só uma boa ação, acaba virando amizade e depois um namoro.

Narrado em primeira pessoa, é possível notar como não há maldade nas atitudes do garoto. Sutter é um adolescente traumatizado pela separação dos pais e pela ausência de seu pai e diferente do que eu normalmente esperaria de um personagem nessa situação — revoltado com a vida, sem ligar para ninguém e sem fé no amor — ele me surpreendeu bastante.

Ao meu ver, Sutter é uma prova de que podemos escolher o certo apesar de todo o ruim que a vida já nos proporcionou. É possível aproveitar os pequenos momentos. Mas claro, a vida infelizmente não é só isso. Vi muitas pessoas repudiando a atitude de Sutter no fim do livro, querendo ver um final "mais feliz" para ele ou ao menos uma mudança mas, para mim o fim não poderia ter sido melhor e mais pé no chão.


É preciso lembrar que a história dele não acaba ali, ele apenas escolheu não nos contar mais. E eu gosto de acreditar que Sutter ainda vai abrir os olhos além do que ele enxerga como a vida deve ser vivida. Eu vi mudanças acontecendo no desenrolar de sua história e duvido que elas pararam ali.

Mas e vocês, já leram ou assistiram "O Maravilhoso Agora"? Me digam o que acharam da história aqui nos comentários! ^^

Título Original: The Spectacular Now
Autor: Tim Tharp
Editora: Grupo Editorial Record
Páginas: 317
Tradução: Juliana Romeiro

O que achei?
não me cativou | okay | legal | me cativou | amei demais | alma gêmea | ONDE ESSE LIVRO TAVA SE ESCONDENDO?

9 comentários:

  1. Eu já vi o filme no netflix e fiquei bem tentada a assistir, mas quando comecei a ler um pouco sobre ele, fiquei com um pé atrás. Não sabia que existia um livro sobre, acho que talvez prefira ler antes de assistir ao filme. O enredo parece ótimo e assuntos como os abordados me chamam atenção ♥

    ResponderEliminar
  2. Cara, uma curiosidade: é igual ao filme? Eu gostei bastante do filme, mostra pessoas reais com sentimentos reais e aquele feelling de: o que vou fazer agora? Escola acabando, etapa finalizada e não tenho planos. Enfim, amei de paixão haha

    ResponderEliminar
  3. Oi querida, tudo bem? Eu fiquei bem instigada pela sua resenha, gostei de um personagem ser "o cara" não por ser descoladão, mas por ser bom. E, também, gostei dele ajudar a Aimee a ser mais dona de si, achei isso fantástico. Vou procurar ver o filme, algumas pessoas comentaram aqui que gostaram muito do filme e eu fiquei curiosa. Beijossss

    ResponderEliminar
  4. Cada dia mais, vocês só aumentam meus livros para ler!
    Gostei da sua resenha, fiquei instigada, pois também já li resenhas negativas sobre ):
    Então, creio que tenho que tirar minha própria conclusão, não é?
    Pela sua resenha, parece ser um livro gostoso de ler. Gosto de ler coisas que são na primeira pessoa, além de parecer ser um romance docinho.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Adorei a história e adorei mais ainda a resenha, me deixou bem claro o que se passava no livro !
    Sobre o final eu acho que o autor quis deixar esse ar de mistério mesmo, quem sabe ele não pensava em ter um próximo livro. Mas o que importa é que a história é boa e vende o livro.

    www.sindromedoluxo.com.br

    ResponderEliminar
  6. ADOREI ESSA RESENHA! Eu estava bem desanimada com resenhas de livros e a sua simplesmente veio e DESTRUIU, que incrivel! Eu já estou indo atrás do livro e quero ver o filme hoje, sério, parece bom demais.

    AMEI!

    ResponderEliminar
  7. Oie, tudo bem? Confesso que ainda não conhecia a obra mas fiquei bem curiosa para ler. Desde o enredo já nos chama a atenção e nos faz pensar sobre o que acontece no decorrer da história. Sua resenha ficou muito bem escrita. Acredito que livros com finais em suspenso são bons pois nos permite imaginar além, não vem pronto, isso instiga nossa imaginação. Amei a dica de leitura! Beijos, Érika =^.^=

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia a história, mas gostei da proposta que ele parece ter. Qual a relação dele com Divergente? Isso ficou um pouco obscuro pra mim.
    Literalize-se

    ResponderEliminar
  9. Espera aí, só vou lá comprar o livro e já volto kkkkk. Amei a resenha e quero muito ler, adoro esse tipo de livro, com histórias para nos inspirar sabe. Já vou atrás para comprar, realmente foi a resenha que mais me inspirou na compra de um livro. Parabéns.
    Kah Pacheco-recatadas.com.br

    ResponderEliminar