29/07/2017

{LIVROS EM AÇÃO} Buffy, a Caça-Vampiros

Logo após eu terminar de assistir a série Buffy the Vampire Slayer eu automaticamente senti uma falta enorme desse universo que eu tanto amo. Foi por isso que eu fui atrás das HQs (que eu ainda vou ler e trazer resenha) e resolvi assistir ao filme de 1992, que veio antes da série. Mas não fui com tanta esperança pois já sabia que ele tinha uma qualidade duvidosa.

Uma das ideias que moveu Joss Whedon a criar Buffy era inverter o papel de "donzela em perigo" que era tanto usado em filmes de terror. Aquele típico esteriótipo: uma garota loira que parece indefesa e precisa ser salva. Buffy é exatamente essa garota, ao menos parece já que ela não precisa de ninguém salvando sua bunda isso porque ela é forte e guerreira! \o/

A história do filme se passa antes dos acontecimentos da série, mas ela também não é prequel. Ela é isolada mesmo. Eu não sei se foi intencional, mas o filme é uma comédia pastelão digna de ser passada na Sessão da Tarde. Mas isso não me fez odiar o filme. Como admiti agora pouco, fui com poucas expectativas. Mas acabei me divertindo a beça.

Começamos o filme sabendo um pouco sobre as caçadoras e logo já conhecemos Buffy: uma adolescente, líder de torcida, patricinha e popular e um tanto fútil. Não ligando pra ninguém além de si mesma e o namorado. Também conhecemos rapidamente seus pais, que tão cagando e andando pra filha. Talvez seja por isso que ela é desse jeito. Enfim, sem análises Aline!

Buffy fica surpresa ao conhecer Merrick, um velho que diz que está ali pra lhe dar seu direito de nascença. Aliás, algo que me ganhou a beça foi ela não ser bobinha e suspeitar logo de cara. Ela até que foi bem de boa, mas não aceitou facilmente quando um velho estranho a chamou para ir ao cemitério para que ele lhe mostrasse uns vampiros. Eu chamaria ele de louco e sairia correndo imediatamente. No fim ela acaba acreditando e dando uma chance já que o estranho sabe que ela é atormentada por pesadelos em que seu maior futuro inimigo, Lothos, sempre está presente. Coisa de caçadora, normal.

Depois da pequena aventura no cemitério e um pouco de insistência de Merrick, Buffy entende e aceita a responsabilidade que ela possui. Merrick, seu sentinela, a treina para que quando a hora certa chegar ela possa estar em perfeitas condições de enfrentar seu maior inimigo. Falando a verdade eu não entendi muito bem o plano todo desse vampiro. Ele é um vampiro super antigo, que quer matar ela. Acho que ele faz isso, mata as caçadoras. De qualquer forma, tem um outro vampiro que é ser servo e que fica encarregado de transformar os humanos para que eles possam ter um exército algo assim. Importante é que, a Buffy mata todos e mostra a heroína que é.

Como disse antes, é um filme pastelão e bem sessão da tarde. É visível que eles não tinham um orçamento muito bom e as atuações são bobas, apesar de eu ter gostado muito dessa Buffy. A personagem é divertida desde aí, mas a da série é beeeem melhor. Acredito que se tivessem tido mais grana e não tivessem colocado um ar tão cômico em tudo (principalmente os vampiros que são bem toscos) seria um filme de terror bem massa. Mas fazer o que não é?

Não recomendo o filme se você não assistiu a série e tem interesse. Talvez essa versão da história te desanime muito em ver a série que é um pouco longa, com suas 7 temporadas. Mas se você tem interesse na história e quer ver o filme antes mesmo assim, só vai. Ainda mais se você for um fã de filme trash e tosco. Como eu, por mais que eu ame a série eu consegui aproveitar o filme e já tô louca pra rever e dar umas risadas. 

Caso você seja um fã da série e nunca viu o filme, acredito que a experiência de ver o que deu origem a história que conhecemos e que é tão boa é ótima mas vá de mente aberta! Pense que o Joss provavelmente pegou tudo o que não deu certo aqui e jogou no lixo na hora de fazer a série. Enfim, particularmente a melhor parte para mim foi finalmente ver com mais detalhes o momento em que a Buffy descobre que é uma Caçadora e como ela lida com isso no começo.

Só lembrando que se tudo der certo, amanhã vai sair um textão sobre a série da Buffy que eu tanto amo e que é tão importante para mim! Até mais! 💚

Título Original: Buffy the Vampire Slayer
Gênero: Fantasia/Ação/Comédia
Direção: Fran Rubel Kuzui
Duração: 86 minutos
País: Estados Unidos
Ano: 1992

Sem comentários:

Enviar um comentário