Maldosas, de Sara Shepard (#39)

  • quarta-feira, agosto 09, 2017
  • By Aline Lanis
  • 1 Comments


Como eu comentei na postagem sobre a série de TV (se você não leu é só clicar aqui), eu sempre acreditei que os livros eram melhores que a adaptação e para poder opinar sobre isso eu começaria a ler essa longa saga mais uma vez pessoal: 16 livros e 3 extras! e eis que eu comecei sim a leitura. E já tô animada para os próximos 18 livros!

Eu tenho certos problemas em começar séries, ainda mais as longas como Pretty Little Liars. Desde do fim de Harry Potter tem sido assim, eu li Divergente mas são só 4 livros entende? Bom, foi por isso que sempre tive certo receio em começar Maldosas. Pra ser sincera, eu não tinha muito interesse já que eu assistia a série. Mas depois de toda a decepção, eu resolvi finalmente dar uma chance.

Esse primeiro volume é praticamente o piloto de Pretty Little Liars o que é curioso para quem só assiste a série. Apesar de ser apenas o piloto, ele possui várias memórias de como era a amizade de Alison com as meninas. No prólogo, a história é começada nos contando um pouco da amizade das cinco e termina com o sumiço de Alison. Com o mesmo esquema da série, elas tem uma "festa" no celeiro da casa de Spencer e no meio da noite elas notam que Alison se foi. E nunca mais ouvem falar dela. Três anos se passam e nosso livro começa realmente.

Como é uma série longa, esse primeiro livro funciona mais como uma grande introdução do que está por vir. Agora que a amiga e líder do grupo está desaparecida e anos se passaram, as quatro garotas não são mais aquelas amigas de antes e por isso o livro é muito separado. Cada capítulo é dedicado a uma personagem e uma situação, dificilmente você vê elas interagindo uma com a outra. Entre seus dilemas adolescentes e meio adultos, que envolvem sexualidade e amadurecimento perante a vida, as quatro garotas começam a receber mensagens de uma pessoa anonima que assina como "A". Sendo segredos que apenas Alison sabia, elas logo desconfiam que tudo aquilo é uma brincadeira da antiga amiga e que o sumiço faz parte desse plano. Até que um corpo aparece.

Para quem viu a série, esse livro não é uma surpresa já que o piloto é até fiel aos acontecimentos aqui narrados. Sara Shepard tem uma narrativa cativante e te prende do início ao fim, e isso vem de alguém que sabe muitas coisas que vão acontecer. Li o livro praticamente em um dia e só não comecei o segundo volume porque já estou lendo outros e ficaria muita coisa para ler! haha

Uma coisa que me chama muito atenção nessa história e que eu espero que seja bem trabalhada mais pra frente é sobre amizades tóxicas. Acho que não é segredo de que Alison é uma péssima amiga. As garotas sabem disso mas continuam sendo suas amigas ou porque dessa forma elas conseguem o título de "popular" ou por chantagem da própria Alison. Como o livro nos fala, Ali dizia que eram os segredos que mantinham as cinco unidas. Mas na verdade isso era conversa pra ela se safar.


O livro é cheio de questões interessantes de serem pensadas e discutidas. Hanna por exemplo, sempre foi gordinha e Alison a fazia sentir horrível por isso o que a fez desenvolver um problema alimentar. Aria se envolve com um homem mais velho, entendo que eles tenham se conhecido antes de saberem mas é dever dele como adulto cortar isso e ele não faz. Emily é a filha perfeita mas que acaba se cansando de tentar ser perfeita sempre e descobre sentimentos amorosos pela sua nova amiga Maya, sem contar do preconceito da sua mãe já que Maya é negra. Spencer vive em competição com a irmã e isso é alimentado por sua família e quando ela acaba se pegando com o noivo de Melissa, a família esquece que ela não se beijou sozinha e joga a culpa toda nela.

Em suma, eu adorei o livro!
Mesmo tendo todo um clima que eu não acho legal, garotas contra garotas, acredito que a série acabe amadurecendo conforme for passando. Assim eu espero.
De qualquer forma, adorei ter finalmente começado e não vejo a hora de ler mais!

Título Original: Pretty Little Liars
Série: Pretty Little Liars #1
Autora: Sara Shepard
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 296
Tradução: Fal Azevedo

O que eu achei?
não me cativou | okay | legal | me cativou | amei demais | alma gêmea | ONDE ESSE LIVRO TAVA SE ESCONDENDO?

You Might Also Like

1 comentários

  1. Amei o blog. é muito lindo.Estou para ler esse livro no clube de leitura que participo e sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderEliminar