{A LOKA DAS SÉRIES} Pretty Little Liars

  • segunda-feira, agosto 07, 2017
  • By Aline Lanis
  • 13 Comments


*AVISO: ESSE POST PODE CONTER SPOILERS SOBRE A SÉRIE*
O post tá saindo um dia depois do programado, mas a gente supera isso.
Infelizmente, o post de hoje não é muito uma indicação. Na verdade é mais um post para reclamar mesmo, introduziria uma risada agora mas não acho que seja apropriada já que sinto que isso é um enterro de uma série que eu amava muito e foi muito importante para mim.

Ao longo dos anos que acompanhei essa série eu cresci, amadureci e tinha orgulho de esperar ansiosamente para as próximas temporadas que iam vir. Lia teorias a respeito do mistério envolta da história e eu até fiz as minhas próprias. Fiz amizades por conta dela também, conheci pessoas interessantes e inteligentes que viam coisas e pistas que eu as vezes não enxergava. É uma pena que durantes os anos que se passaram, a história parece que ficou em segundo plano ou que ficou sem o devido cuidado que ela merecia ter. De qualquer forma, por mais que eu me force ao máximo dizer que as partes boas superaram as ruins, isso seria mentira. Se tem uma coisa que a série mais fez, foi me decepcionar.

Não sempre, claro. Também não sou masoquista ao ponto de assistir uma série que me decepciona desde a 1ª temporada. O problema de Pretty Little Liars começou pra mim já quase no fim, com a revelação de A na 6ª temporada e só continuei assistindo pois só teria mais uma temporada e pensei "bom, dediquei muito tempo da minha vida nisso e não vou abandonar na última temporada". Talvez tivesse sido melhor se eu tivesse desistido.

Mas para os desavisados que não sabem nada da história, lá vai: tudo gira em torno de quatro garotas — Spencer, Hanna, Emily e Aria — que são amigas graças a Alison, uma garota muito popular que escolheu todas elas para serem suas amigas. A série tem início em uma "festa" no celeiro da casa de Spencer, no meio da noite elas acordam e Alison não está mais ali e Spencer acha que a ouviu gritar. Anos se passam e nada dessa garota aparecer e a partir daí as quatro garotas começam a receber mensagens de alguém desconhecido que assina como "A" e como o conteúdo das mensagens são segredos que só Alison sabia elas acreditam que é a amiga pregando uma peça nelas. Mas essa teoria vai pro lixo quando no fim do primeiro episódio o corpo de Alison é encontrado no quintal da sua própria casa. Baseado na longa série de livros de Sara Shepard (são 16 livros da série e mais 3 extras!), a série de televisão sempre deixou claro que não seguiria fielmente a história dos livros o que deixava tudo mais emocionante já que assim nem mesmo quem já tivesse lidos os livros saberia o que iria acontecer.

Como sou fascinada com histórias envolvendo segredos e ameaçadas e gente louca eu fiquei super animada com a série assim que comecei a assistir. E assim foi e eu fiquei louca com a primeira revelação de quem era "A" e com outros vilões aparecendo como a Red Coat e Black Widow e fiquei PUTASSA quando peguei spoiler sem querer e achei que Ezra era "A". Basicamente, PLL foi muito importante para mim como fã de histórias e foi uma inspiração para mim como escritora. Tive várias ideias assistindo a série. Essa animação toda esteve presente até a apresentação de Charles, o grande A que logo seria revelado. Aos poucos fomos sabendo da sua história e eu amei cada pedaço dela e tinha minhas apostas de quem seria esse Charles e tudo desmoronou quando o dia chegou. Não vou falar quem acabou sendo Charles mas só digo que não fez muito sentido. A história final acabou tendo mais furos do que poderia ser aceitável. A impressão que eu tive foi que os roteiristas colocaram aquela personagem ali pra "chocar" de certa forma e não se importaram se ia fazer muito sentido ou não.

Me senti como uma idiota já que eu revi episódios e tentei captar pistas para descobrir as respostas e depois desse episódio ficou mais que claro que nem os próprios criadores/roteiristas revê seus trabalhos ou ao menos tem uma linha concreta do que está fazendo. Posso estar redondamente enganada? Posso sim, claro. Afinal, eu não trabalho com isso mas como uma escritora em construção eu entendo que para criar uma história bem feita você deve saber além do que está sendo contado. E quando o que está sendo contado não encaixa, algo de errado não está certo não é?

Tudo isso ficou mais claro com a sétima e última temporada.
Dessa vez eu assisti sem nenhuma expectativa e nem tentei teorizar nem nada. E acabou que pelo que eu vi, eles leram algumas teorias na internet e pegou uma e fez sem nem ao menos tentar fazer algo decente. E isso porque, mesmo sabendo que foi uma escolha de última hora (já que a sétima temporada não estava prevista desde o começo da série) eles poderiam ter pensado um pouco e eles poderiam encaixar a história de Uber A com pistas deixadas desde o começo e fingir que era planejado desde daquela época. Mas não, acharam melhor colocar como uma história paralela e sem conexão com nada que a gente viu.

Isso pra mim se chama preguiça.
Sem falar no desrespeito com quem assiste.
começando a série | no fim da série (morte de desgosto)
Mas isso são escolhas. Antes a história era sim pensada e construída com um propósito mas conforme tudo foi andando eles escolheram focar mais em casais do que a história em si. Não me entenda mal, eu amo casais apaixonados mas aquilo além de ser irreal é ridículo. Fizeram o que fizeram para agradar fã shipper dos casais. Eu entendo, é uma série adolescente mas ainda assim a série tem 7 anos! Quando algo dura tanto tempo assim, eu espero ver um crescimento junto com os personagens ainda mais quando há um pulo de 5 anos na história. Mas mesmo as garotas tendo seus 20 e poucos, elas continuam sendo garotas de 15 anos nas atitudes. E isso é péssimo de ver.

Como eu disse no começo, não é um post de recomendação. Eu sinceramente não sei se recomendaria essa série para alguém agora. Talvez se ela soubesse que a qualidade começa a ficar duvidosa depois de um tempo. Eu só sei que se um dia eu resolver rever, eu vou parar na 5ª ou 3ª temporada, mas não vou chegar na 7ª de novo de jeito nenhum. Eu sempre acreditei que os livros são melhores, eu nunca li para falar com certeza e é por isso que resolvi lê-los para dar minha opinião sobre. Já terminei o primeiro e vai ter resenha dele nessa semana! Bom, é isso pessoal. Vocês assistiam Pretty Little Liars? Vocês amaram até o fim ou não? Me contem!

You Might Also Like

13 comentários

  1. Olá! Essa série é bem popular mas vejo muitas pessoas com as mesmas reclamações que você, eu perdi a vontade de olhar depois de algumas resenhas que li.

    ResponderEliminar
  2. Eita, amiga...você começou demonstrando toda sua expectativa com a série lá em cima e, depois, demonstra toda sua frustração porque os produtores não tiveram cuidado ao fazer a série. Me fala uma coisa, você chegou a ler os livros?

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao hahahahha
      comecei agora, pretendo ler eles todos esse ano!

      Eliminar
  3. Não conhecia. Na verdade continuo sem conhecer e só fiquei sabendo da sua existência por aqui. Uma pena não ter agradado e acredito que a linha de produção dessas séries acabam superando a qualidade por muitas vezes. Coisas do sistema....aquele, do dinheiro.

    ResponderEliminar
  4. É muito ruim quando algo em que depositamos expectativas nos decepciona tanto... Eu não conhecia essa série (aliás, não tenho o hábito de assistir a séries). Espero que sua experiência com a história através dos livros seja melhor...
    Bjs
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  5. Oiii! Ai, então, eu tenho mt uma relação de amor e ódio com PLL. Tentei não surtar e me irritar com várias coisas que eles fizeram, mas Charles e Uber A foram as coisas mais sem pé nem cabeça.
    Uber A teria mais sentido, pra mim, se não fosse algo revelado no último episódio. Era pra ter uns 3 epis pra explicar isso. Ficou muito corrido, sem sentido. Enfimmm rs
    Fora que teve um casal que ficou junto que não consegui aceitar. SOS. Foi um fanservice tosco demaisss rs
    Mas acho que recomendaria rs. Adorei o texto sincerão! Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AAAAAH VC ME ENTENDE!!! <3
      sim, teve muito fanservice viu! jesus eu não gosto disso asuhausha

      Eliminar
  6. Confesso que só assisti o primeiro episódio e não gostei muito. Quem sabe não vá dar outra chance :)

    ResponderEliminar
  7. Oi! Nossa, não acredito que você conseguiu perseverar TANTO nessa série, rs. Parabéns! Eu tentei duas vezes assistir e acabei desistindo. Me vi em vários dos sentimentos que você descreveu, principalmente frustração, rs. Parabéns pelo post, muito completo! Abraços

    ResponderEliminar
  8. Olá
    É muito chato quando isso acontece né, eu também estava acompanhado uma série que amo muito até que em uma certa temporada eles simplesmente esquecem o que foi construído até o momento é passam a tratar de draminhas pessoais.

    ResponderEliminar
  9. Comecei assistir mas parei no meio ou no inicio, não me lembro, a serie infelizmente deixou de me agradar.

    ResponderEliminar
  10. Não li toda a resenha porque não queira spoilers. Bom, já recebi indicações sobre essa série e nunca me interessei. A premissa não me cativa, e nunca sinto interesse em começar a assistir. E com te responder reclamações que vejo por aí, é aí que não sinto vontade mesmo.

    ResponderEliminar
  11. EU AMO MUITO ESSA SÉRIE / É MINHA FAVORITA AAA <3
    Super concordo com tudo que você disse. Amo a forma que a história de desenvolve, apesar de muita gente achar algo enrolado ou cansativo, eu acho fascinante. Toda a trama, envolvida com os casos, roubo de namorados -Spencer, cof cof!- haha E tudo mais.
    AAAAAAAAAAAA amei! Melhor série.

    ResponderEliminar